quarta-feira, julho 18, 2007

FindMe

Nas minhas deambulações pela procura de software relacionado com PDA, GPS, Fotos, Cartografia, Geolocalização, etc, etc... (uma espécie de novo hobby?) deparei-me com um programa que me pareceu interessante; o Vito FindMe. Este software é uma opção mais leve e mais barata (zero € por agora) ao GPSGate que revelei neste post e funciona sob um conceito extremamente simples; - estando a correr num PDA com telefone e GPSr integrados, recebe um SMS com uma codeword e devolve as coordenadas ao telemóvel que enviou a dita. Depois, a pessoa que solicitou a localização, pega nas coordenadas e digita-as no Google Maps no campo de procura por esse meio. Estive a testar e realmente tudo funciona excepto que o mesmo não reconhece um GPSr externo, conectado via bluetooth, tendo devolvido uma SMS com a indicação de não ter obtido satélites e, consequentemente, as coordenadas. Mas a questão da codeword e diálogo via SMS funcionou na perfeição. Já contactei os autores do programa e fiz-lhes a sugestão de tornarem o Vito FindMe compatível com os GPSrs externos (parece um desenvolvimento óbvio...) e eles responderam afirmativamente e agradecendo a sugestão (...).
From: VITO Technology Support Team Date: 17-Jul-2007 08:52 Subject: Re: Vito FindMe question To: Manuel Antunes We'll realize this feature in the next version. Your knowledge is appreciated. ... ... VITO Support Team
Depois disto, troquei mais mails com eles e ficou até já apalavrada uma colaboração como beta tester e na tradução do programa se eles decidirem disponibilizá-lo em outras liguagens além do inglês. Vou seguir o assunto e depois voltarei a ele se a evolução fôr a esperada.

1 comentário:

Unknown disse...

Já saiu nova versão do Vito FindMe com a melhoria que se esperava - possibilidade de usar GPSr BlueTooth. :-)

Aqui estão as melhorias, segundo o site da Vito;

LAST UPDATE:

- manual GPS setup
- external Bluetooth GPS receivers


e os requisitos também já estão actualizados.

REQUIREMENTS:

Windows Mobile 2003(SE)/ 5.0/ 6.0 Pocket PC Phone Edition with built-in GPS receiver or external Bluetooth GPS receiver


Este software continua a ser gratuito, embora necessite de registo, e é uma boa opção ao GPSGate para se saber, esporadicamente, onde anda um nosso familiar/conhecido que esteja a usar o FindMe. O utilizador, no terreno, é avisado do pedido de localização.