sábado, abril 04, 2009

X Rota do Contrabando

Mais uma vez participei na 'Rota do Contrabando', um agradável passeio que cumpre vários objectivos; passeio ao ar livre, convívio entre pessoas de regiões e países diferentes e absorção da história recente e para muitos, trágica.

Desta vez, tive condições para completar o trajecto (não 'embirrei' com nenhuma árvore) e tive a agradável companhia da geocacher Clara 'aplicada' Amaral. Obrigado. :-)

O passeio foi muito agradável mas podia ter sido melhor não fora duas ou três imperfeições (na minha opinião);

- começou às 09h00, uma hora mais tarde que o ano passado o que nos levou a suportar um calor enorme na zona mais alta do percurso.

- depois de atravessar-mos o Rio Tejo de regresso a Portugal (na verdade atravessámos o Tejo e o Sever ao mesmo tempo, e esta hein?!), fizeram-nos esperar que toda a comitiva (300 pessoas!) completasse a travessia o que levou a que nos amontoássemos, depois, nas filas para receber os 'recuerdos' (t-shirt alusiva + documentação sobre a zona e os percursos em Espanha e Portugal, ali na zona da raia + enchidos de Nisa ´um carvalho francês para plantar - era o Dia Mundial da Árvore) e nas filas para o almoço.

- na subida desde o Rio Tejo para a zona mais alta do percurso, havia uma viatura TT da protecção civil que deveria ter sido fornecida com água suficiente para toda a caravana - eu e a Clara íamos a meio e já não tivémos água. Foi complicado com aquele calor...

Mas as recordações boas superaram largamente estes três pormenores;

- o evento em si próprio é uma maravilha para quem gosta de caminhar (e até nem havia um found para somar...)

- as paisagens percorridas

- o convívio e partilha de caminhada entre portugueses e espanhóis. 

- as peripécias para atravessar o rio. 'Vai-nos calhar o bote de borracha que quase afunda com o peso da malta?' Era no nosso receio, não era Clara? :-) Afinal, fomos no barco mais 'robusto' mas entrou tanta malta que a certa altura eu, que estava na traseira (popa?) tive que gritar; 'Está a entrar água!' Está a entrar água!' e lá sairam dois ou três... é que a traseira começou a afundar abaixo do nível da água. Foi um susto e uma risota ...depois. ;-)

- a prendas e 'recuerdos' foram muito agradáveis.

- o almoço muito saboroso e em quantidade e variedade que me satisfizeram depois de 20 kms bem medidos a caminhar. O javali 'à Axterix' estava uma delícia.

Depois de saciada a fome e apreciado o espectáculo dado pelos Bombos de Nisa, ainda fomos visitar a 'nova' cache alusiva à torre recuperada nas Portas do Ródão; "Castelo de Ródão, Castelo do Rei Wamba".

Para o ano temos que desencaminhar o FTomar, não é Clara? :-)

Aqui ficam umas fotos e uns videos de mais uma bela caminhada e um dia bem passado.