terça-feira, fevereiro 08, 2011

"Quem mexeu no meu queijo?"

" Hem, Haw, Scurry e Sniff saem à procura do queijo.
Após longas caminhadas pelo labirinto eles encontram o Posto C de queijo. Nos dias seguintes, os ratinhos Sniff e Scurry passam a acordar cedinho e a correr pelo labirinto sempre no mesmo caminho até o posto C. Já os homenzinhos Hem e Haw acordavam sem muita pressa e caminhavam lentamente em direcção ao Posto C para apreciar o queijo. Depois de algum tempo, o queijo no Posto C acaba, Hem e Haw ficam muito decepcionados, Hem não aceita de maneira alguma aquilo. Já Sniff que previra aquilo, juntou-se a Scurry e juntos foram procurar um novo queijo.
Hem e Haw continuaram a visitar o Posto C durante mais uns dias com a esperança de ver o queijo de volta. Depois de alguns dias Haw decide enfrentar a situação e passa a querer procurar um novo queijo no labirinto, ao contrário de Hem, que continuava insistindo em ficar no Posto C.
Haw prepara-se para sair do Posto C e começa uma longa jornada pelo labirinto. Enquanto isso Sniff e Scurry encontram o Posto N, com muito queijo. Haw enfrenta seus medos e inseguranças dentro do labirinto e vai aprendendo com a sua longa jornada até que chega ao Posto N e encontra-se com os ratinhos Sniff e Scurry. "

Autor Spencer Johnson Género Motivação (psicologia) Editora Putnam Adult Ano 1998

"Esta fábula simples e criativa ensina-nos que tudo muda e que as fórmulas que nos foram úteis em dado momento podem tornar-se obsoletas. Os seus ensinamentos aplicam-se a todos os aspectos da vida: o «queijo» desta história representa qualquer coisa que se queira alcançar – a felicidade, o trabalho, o dinheiro, o amor – e o labirinto é o mundo real, com zonas desconhecidas e perigosas, becos sem saída e recantos obscuros… e também casas cheias de queijo! Através desta sensata parábola, "Quem Mexeu no Meu Queijo?" oferece-nos ensinamentos valiosos para compreender um mundo em constante mudança num ritmo cada vez mais acelerado."

Mais de um ano depois, voltei a ter vontade de escrever.
Neste ano o meu queijo foi mexido várias vezes na minha vida pessoal e está agora a ser mexido na vida profissional.

Li este livro em 2003, tal como o de sua continuação, "Fui eu que mexi no teu queijo" e depositei-os na minha cache "MAntune's Book Box" para que fosse útil a mais alguém.
Quando li estes livros, comecei logo a idealizar um projecto a médio prazo - aquele em que estou agora envolvido e que é o de me licenciar na área em que exerço a minha profissão, Informática de Gestão.
Estou a tentar ser como o Haw.


Infelizmente, a vida não nos dá tréguas e não espera que estejamos capazes de enfrentar os desafios calmamente, um de cada vez. Ainda estou a curar as feridas da mexida no meu queijo na vida pessoal e já tenho alguém a mexer no queijo da minha vida profissional.
Comecei a minha actual carreira profissional há muito tempo. Evoluí como Analista-programador em linguagens de programação pertencentes ao paradigma imperativo - o computador executa as instruções pela ordem que o programador define no algoritmo - e em sistemas ERP, em empresas do sector industrial. MRP II não tem muitos segredos para mim.


No curso em que estou no 2º ano, com 13 em 15 das disciplinas/cadeiras/unidades curriculares completadas, tenho aprendido linguagens de programação pertencentes ao paradigma orientado a objectos (C, C# e Java).
Agora, a empresa onde trabalho decidiu mudar de ERP. Estávamos com o BPCS, onde serei talvez um dos últimos Moicanos em Portugal e vamos para o SAP. Tenho que aprender também o ABAP Objects.
Os conhecimentos (AS400, RPG IV, AS/SET e BPCS) que me possibilitaram o actual emprego não servirão de muito daqui a 2, 3 anos. Quem sabe, menos...
Felizmente li o livro há alguns anos e a Administração da empresa sabe que não fiquei parado à espera que o queijo reapareça.


Permitirá a crise e a mudança na política do medicamento em Portugal o tempo que preciso para estar pronto quando desligarem o botão no AS400 e no BPCS?