domingo, fevereiro 15, 2009

Revivendo uma aventura única

Desta não estava à espera... Voltar a uma cache onde tinha vivido uma das mais intensas aventura até hoje estava completamente fora das minhas conjecturas.

Começou no início de Janeiro quando fui sondado pelo almeidara sobrea localização das minas da 'Ghost train into the mines' dos 'GreenShades'. Dei-lhe as indicações possíveis recorrendo apenas À memória, visto que na altura 'não havia' Ozi, nem cartas militares, não havia mesmo Google Maps nem Google Earth e, como não me ocorreu lá voltar um dia, não tinha registado coordenadas. Então foi mesmo de memória e de pesquisas no Google Earth.

Uma semana e tal depois, e perante uma tentativa não muito animadora de encontrar as minas, fui novamente contactado e das conversas surgiu o convite; 'E que tal vires comigo visitar o local?' Prontos... tocou-me no ponto fraco; conciliar uma volta de bike, no meio do Alentejo ainda algo rústico e misterioso, com uma linha abandonada de comboio e uma grutas para explorar melhor desta vez (da outra vez levava dois putos de 10 anos e um cachorro de um ano que não parava quieto da outra vez) mais o fazer uma passeata com o 'almeidara', o autor do 'Tour Insanidade' e deixar o meu 'My BMX TB' numa cache apropriada para ele... Era irresistível!

Assim, no dia 18 de Janeiro lá fomos. Fomos apesar de o dia prometer chuva tal como os anteriores. Estava nublado/nevoeiro o que dava um ar ainda mais misterioso ao Alentejo. Felizmente a chuva aguentou-se até perto do meio dia o 'só' fizemos o regresso até ao carro debaixo de chuva 'molha tolos' uma vez que na ida de Casa Branca até às minas e na parte exploratória este semre tempo seco.

E foi assim a aventura deste dia! 

A adicionar que a certa altura perguntámo-nos; é melhor encontrar gado à solta ou caçadores. Gado, sem dúvida! 'ENTÃO E SE FALÁSSEMOS ALTO?! SERÁ QUE OS CAÇADORES NOS OUVIAM?' perguntou o Raul. Por coincidência ou não, pouco depois deixámos de ouvir tiros de caçadeira vindos do local para onde queríamos ir...  E era muuuuuuuuggles por todo o lado...  Então, eu raciocino; 'Bem, enquanto andarmos no meio do gado não hà perigo de levar uma chumbada. Não deve haver caçadores a caçar no meio do gado..'. 'Sim...' responde o 'almeidara' enquanto olha para trás a controlar a distância a que estava o muuuuuuugle mais perto.... 

A outra aventura ocorreu em 25/4/2003.

Foi a minha primeira grande caminhada no geocaching. O objectivo da cache era levar o pessoal a percorrer a velha linha abandonada das minas que ficam ali no monte a Este do Escoural e a caminhada começava em Casa Branca, onde passa a linha de combóio para o Sul. Partimos às 17h de dia 25/4/2003 (engraçado, no dia 25/4/2008 também andava a calcorrear uma linha de combóio abandonada...) e enveredamos pela linha fora, algumas vezes escondida nas 'vedações' de silvas, outras vezes a termos que saltar vedações de arame farpado, atravessámos pastagens com um olho no chão para não pisarmos presentes e outro olho nos produtores dos 'presentes' não fosse eles quererem afiar os cornos em nós...  Lá continuamos e, ao fim de 4kms, encontramos uma estrada alcatroada a cerca de 1000 m da cache...  Na altura 'não havia' Ozi, nem Google Maps nem GE. Só a setinha do MeriPlat a apontar em frente. Foi uma aventura e tanto. Lá no local perto da cache era um bocado perigoso porque havia umas minas verticais a sem qualquer vedação, íamos caindo numa delas porque estávamos a progredir por entre as estevas e silvas e ...de repente, um buraco no chão!  No regresso, como já era tarde e o meu filho Filipe e o sobrinho João eram miuditos, o meu ex-futuro sobrinho geocacher 'PedroOCoyote' ficou com eles junto à capela que existe ali perto da estrada e das minas e eu regressei só com o 'Snoopy' para ir buscar o carro a cerca de 5kms de distância, junto ao apeadeiro de Casa Branca. Como já era quase noite e não queria atravessar as pastagens, fui de roda sempre com o olhar no GPSr e a controlar a distância e a direcção da setinha mas também o desligava de vez em quando para poupar bateria. Entretanto, anoiteceu e começou a chover. Lá continuámos eu e o Snoopy.  A certa altura, apareceu-nos um ribeiro com um caudal mais alto que o 'Snoopy' e como ele ainda era cachorro inexperiente, vai de descalçar as botas e meias, arregaçar as calças e passar o ribeiro com o cão ao colo. :-) Pelo meio, e com a falta ou interrupções na rede telemóvel, a Mila entra em pânico e começa a chorar lá sózinha no carro e eu a ouvi-la a espaços quando conseguia a ligação... Como disse, foi uma aventura e tantos e foi por causa deste episódio que a Mila não gosta de geocaching. Mas lá cheguei ao carro, conduzi até à estrada no local mais perto do ponto final da cache e ...acabou tudo por ser uma boa memória de uma grande aventura. :-) Obrigado Raúl, pelo convite para reviver tudo isto! :-)

Sem comentários: