quinta-feira, abril 19, 2007

"Follow me, please"

Desde hà uns anos, mais exactamente quando fui com o PH à "Loca do Gato", que decidi aderir à cartografia digital , mapas online, navegação automóvel e afins.

Gosto mesmo disto e tenho comprado todos os programas que actualmente uso e usei; OziCe e OziPC, CoPilot, GPSDash2, BeeLineGPS e GPSGate (2x).

O meu último brinquedo é a versão 2.5 do GPSGate que inicialmente se destina a partilhar o sinal GPS por mais que uma aplicação (ex: OziCE + BeeLineGPS) (ainda hoje, vim desde Tires até casa com o GPSGate a distribuir sinal de GPS para o Ozi, o BeeLine e o CoPilot e todos a funcionar ao mesmo tempo - a alternância entre aplicações faz-se através do spb Pocket Plus task switcher).

Esta nova versão do GPSGate partilha também o sinal através da internet, seja GPRs, WiFi, ActiveSync, LAN ou BlueTooth) e envia-o para um site montado para o efeito, o GPSGate.com. O envio pode ser de x em x tempo ou, para poupar €uros, de x em x metros.
Este site, no qual se cria uma conta, recebe o sinal e permite visualizar a posição de um utilizador no GoogleMaps (também pode partilhar o sinal com outro utilizador de GPSGate que esteja, por exemplo no outro lado de uma montanha ou enviar o sinal para o GoogleEarth, mas é necessário que ambos tenham o GPSGate instalado e a enviar/receber sinal GPS para/do site GPSGate.com). Esta actualização da localização no GMaps funciona ao mesmo tempo que se está a usar o sinal GPS para aplicações locais, no PDA, tais como os acima referidos.

(Detalhes da instalação e configuração)

O resultado da solução que me interessou (GPSGate -> GoogleMaps) é o que se pode ver acima. Qualquer pessoa que tenha sido convidada a visualizar um utilizador, vai ao site e pode verificar onde esse utilizador está assim como acompanhar a sua progressão.

Assim, criei um conta para mim como utilizador da solução e uma conta para partilhar publicamente e que permite visualizar a minha localização e progressão no GMaps - obviamente só funcionará quando eu tiver o equipamento ligado e a enviar sinal para o site. O endereço do site é www.gpsgate.com e para "me verem" devem entrar com utilizador 'MAntunesW' e a palavra-passe 'olhameste'. Depois, clicar em 'MAntunes' e em 'see position on map'. :-)

Já fiz um teste hoje com o btrodrigues e, para além dum quiproquo entre uma esposa zelosa e mosquitos, correu bem. :-)

Além da questão do "brinquedo", esta solução também dá resposta à necessidade de dar a saber à minha família por onde ando (é que fica sempre registada a última coordenada que enviei, data e hora do envio). Até agora, tenho sempre deixado uma folha com print de mapas, coordenadas e nrs. de telemóvel de alguns geocachers amigos a quem previamente preveni e pedi a atenção. Agora, e sempre que a minha família não queira ir comigo para o meio das montanhas, pode seguir-me através do GoogleMaps.

A nível mais publico e se isto funcionar mesmo bem e a cobertura GPRs na Serra da Estrela estiver boa, será também uma maneira de se poder seguir a progressão dos aventureiros pela Serra durante o 1º Acampamento Geocaching PT.

segunda-feira, abril 16, 2007

Jardins Digitais

Jardins Digitais Ontem, no Jardim da Luz, enquanto esperava pela hora da missa, dei com um cartaz que anunciava a existência de serviço de acesso à internet, gratuito, nos jardins de Lisboa. Fiquei curioso e surpreendido por este serviço já estar disponível desde Outubro/2006 e só agora me ter apercebido dele. Como o Jardim da Luz não fazia parte da lista, hoje, no regresso a casa, passei pelo Jardim do Arco do Cego para confirmar e, sim, funciona. Ao entrar no jardim dei logo com dois 'internautas' a navegar na net, sentados num dos bancos do jardim. Lá estavam eles, um com o portátil PC e outro com um portatil Mac. Estavam tão entretidos que lhes tirei algumas fotos para este post. Depois, comecei a experimentar o serviço com o meu PocketPC e verifiquei que funciona bem em todos os locais do referido jardim. Vi o mail, tanto online como com o cliente GMail em java, entrei no geocaching-pt.net e entrei neste meu blog para tentar iniciar um post. Como se tratava do regresso a casa e o carro ficou ao sol com a Mila lá dentro, desisiti e fechei as windows todas. Tão depressa fechei o cliente java do GMail que crashei o PDA outra vez. Hard reset. Bem, já estou habituado e até já tenho um pacote de 'disaster recovery' no cartão SD. Quando cheguei a casa já tinha o PDA quase restaurado. As fotos é que se foram... Quanto ao acesso livre as redes WiFi nos jardins de Lisbo só tenho pena é em só ter descoberto isto agora. É que o serviço piloto/teste só vai estar disponível até Junho 2007... Acho que de vez em quando vou começar a frequentar os bancos dos jardins... ;-)