quinta-feira, setembro 28, 2006

A (in)Segurança Social

Faço descontos para a Segurança Social desde hà 30 anos completados em Agosto e sem qualquer interrupção. Devido à minha idade, ainda terei que trabalhar mais 19 anos... ...será que haverá reforma para mim quando chegar a minha vez?

quarta-feira, setembro 27, 2006

Adeus "Coffee Break"...

Esta semana fui surpreendido com um CI àcerca dos novos horários dos refeitórios e zonas de café/snacks na empresa. Ao príncipio não percebi muito bem e pensei que destinava a regular o fornecimento do pequenos almoço e jantar ao pessoal da fábrica. Após alertas dos colegas e uma leitura mais atenta, fiquei a saber que a zona dos cafés/snacks nas máquinas de dispensing foram vedados fora dos horários do pequeno almoço, almoço e jantar. Na prática, estamos agora todos vedados do retemperador "coffee break"... :-( E eu que sou um viciado em café. Hoje custou-me mesmo passar o dia, até que porque a noite passada dormi mal, preocupado com um projecto complicado lá no trabalho. Tive que compensar indo beber água e lavar a cara várias vezes para me manter concentrado no trabalho - acho que, no conjunto, desperdicei mais que os habituais 5 minutos que precisava para o "coffee break" e o cigarrito, e que eram largamente compensados com o trabalho que desenvolvo fora de horário de trabalho, em minha casa, como um que acabei mesmo há pouco. Esta medida, de acabar com o "coffee break", terá sido tomada porque há quem abusasse do tempo de "descanso" e, como de costume, pagam todos por alguns... É pena...

terça-feira, setembro 26, 2006

A espiral de qualquer coisa

Que dizer quando uma empresa começa a pedir aos seus colaboradores para darem um contributo extra, ficando a trabalhar até altas horas da noite para colocar o trabalho em dia e, depois, essa colaboração extra torna-se uma rotina de dias, semanas, meses... e parece não vir a ter fim? Um caso típico em que trabalhar muito não significa trabalhar bem. Hà colaboradores que começam a entrar no dilema entre precisarem do emprego para sustentar a família e fazerem valer o seu direito de ter uma vida com e para a família. Afinal, o trabalho devia ser um meio de subsistência e não a razão da sua existência. Toca-me.

domingo, setembro 24, 2006

Deixar a pele e os cabelos no mato

O que pode levar um marketeer e um IT systems analist a meterem-se por uma escarpa calcária, nas margens do Rio Nabão, a 3 horas do carro, sem cobertura GSM e a progredir pelo meio do mato, lutando metro a metro para não deixar lá os cabelos todos e ir libertando a roupa e a mochila das silvas e outros arbustos tipo "liana com picos"? O Geocaching, obviamente! ;-) (foto: Lynx Pardinus) Hoje tive um dos desafios mais exigentes desde que pratico este hobby; A história completa da "caçada", aqui. São momentos como este que me fazem sentir saudávelmente maluco. ;-)