segunda-feira, julho 02, 2007

Um passeio pela Arrábida (enquanto se brinca com georeferenciação de fotos)

A coisa começou a bem dizer, hà uns dois anos e meio quando o PH foi comigo e minha família, estrear o meu actual carro nas caçadas do Geocaching. Passámos pela Arrábida e ele falou-me de um local no topo da Serra que era óptimo para uma cache porque propiciava um belo passeio. A ideia ficou-me cá no ouvido e sempre esperei que ele colocasse lá uma cache. Recentemente, quando ele se lamentou dos azares da "A View To The South" eu ofereci ajuda para fazer a manutenção. Mas ele, mesmo assim, não estava muito satisfeito com o local por ser mal frequentado. Então ocorreu-me; "E que tal o topo da Serra da Arrábida de que falaste hà uns dois anos? Lembras-te? Fazemos outra joint-venture e eu vou lá colocar a cache e asseguro a manutenção". "Estás mesmo afim de criar outra cache comigo?". "Claro!". Ontem, pelas 15h30, começou o namoro por SMS; (diálogo reproduzido com autorização) (15h26) MA - "Vou iniciar a caminhada agora. :-)" PH - "Boa! Diverte-te muito, por mim também!" (16h09): MA - "Cheguei ao VG! O caminho é perfeitamente visível mas o mato fechou um bocado e temos q caminhar de cócoras. Vai ser lindo vai... os comentários...;-)" PH - "Ai onde te fui meter..." (17h35) MA - "Já está! Cache: N38 28.193 W09 00.544 Parking N38 28.989 W08 59.312 Dif.g 2 Dif.terr 4 Tempo : 3h 1,5 + 1,5 Botas, pernas e bracos protegidos" PH - "És o maximo! Espero que tenhas gostado! Um abraÇo," (17h42) MA - "Estou a inventar uma maneira dif. De sair daqui. Tlvz pelo Monte abraao... Publica ja a cache. As fotos colocam-se depois. :-)" PH -"Eheheh nao posso, porque nao tenho a pagina preparada... Desculpa... :-)" MA - "Ok :-)" (18h12) MA - "Espectaculo! Estou a conseguir vir pela "rota das capelas", Eh um percurso circular! :-)" (18h38) MA - "Ja estou na estrada, ao pe do convento. :-)" PH - "Excelente! Essa passeata ja merecia um log. não? ;-)" MA - "Eh, eh! Depois loggo no meu blog. ;-)" (19h04) MA - "Cheguei ao carro! Acabou-se o namoro. ;-) Tchau!" Esta passeata, por um local daqueles que se adivinham mas não se tem a certeza de lá se poder ir, serviu também para iniciar a sério o exercício de georeferenciar fotos. Assim, além do PDA com o Ozi que me ajudou na navegação com os pontos já previamente guardados durante os "TPC", levei o meu velhinho MeriPlat sempre ligado e devidamente acomodado numa das bolsas laterais da mochila (anteriormente, tinha sicronizado a data hora da máquina fotográfica com o GPSr) e nunca mais me preocupei com ele (a ponto de só o desligar quando já tinha passado o cruzamento perto da pedreira onde o PH tem a cache dele, a 'Brecha da Arrábida'). Depois, em casa, foi só descarregar a track do GPSr, usando o EasyGPS, para formato .gpx e seguir as instruções do GPicSync para as georeferenciar e para as colocar online ligadas ao gmaps.

O resultado está aqui, neste Google Map. - Mapa da Serra da Arrábida, com o percurso precorrido por mim e para cada foto carregada, aparece um ícone. Do lado esquerdo também aparecem os ícones de cada foto. Ao clicar-se nelas, aparece um versão pequena da foto e ao clocar-se nela, aparece a foto em tamanho normal. Os ícones das fotos do lado esquerdo ainda têm a funcionalidade extra de moverem o mapa para o local da mesma. Claro que aindahà coisas a melhorar tais como resistir à ansiedade de ver isto tudo a funcionar e colocar nomes significativos nas fotos. ;.) Todo o material, fotos em dois tamanhos, código e WPs da track foram previamente carregados no meu espaço no Clix para se poder ver na net. Também criei um .kml para ver o mesmo mas no Google Earth (fica um espectáculo rodar a Serra da Arrábida em 3D para ver todo o percurso de diversos ângulos! :-) ) mas aí usa as fotos que estão no disco do meu PC. Ainda hei-de experimentar criar um ficheiro .kmz que tem o pacote todo para enviar por mail a outra pessoa para que no seu PC veja no GE o mesmo que eu aqui mas sem ter as fotos (vão dentro do .kmz) mas aí desconfio que tenho que fazer o teste com apenas meia dúzia de fotos. ;-) Assim, o vencedor nos meus testes e experiências com estas coisas da georeferenciação de fotos foi GPicSync! :-) Vai ser este o software a usar quando quiser guardar tracks e fotos para publicar online no googlemaps. Vou enviar um mail ao Francois Schnell a agradecer-lhe a excelente ferramenta que desenvolveu. O Picasa2 será para os casos em que tenha saído sem GPSr e queira georeferenciar fotos 'à mão', no GoogleEarth.

Ainda me falta resolver o 'problema' de poder carregar fotos avulso (não relacionadas com um passeio/volta) para o meu album online e tê-las georeferenciadas de modo a mostrarem a sua localização no Google Maps. O Flickr já tem isso desenvolvido nativamente e também usa a API do Google Maps mas o PicasaWeb não... Vou esperar mais uns tempos...