segunda-feira, junho 04, 2007

Efeitos colaterais

Agora que a saturação pelo Geocaching já se começa a sentir em mim - no meu espírito e no meu pensamento. Olho para trás e ponho-me a reflectir sobre o que os meus 5 anos de Geocaching trouxeram de novo para mim. E, não posso deixar de esboçar um sorriso de satisfação pelas conclusões a que chego. Além do óbvio e que é o principal objectivo do Geocaching, conhecer locais que de outra maneira não conheceria e aproveitar umas boas passeatas, o Geocaching trouxe-me novos conhecimentos, que se tornaram alguns em bons amigos, trouxe-me um vício que me tem ocupado quase 100% dos meus tempos livres mas também me trouxe o desafio de descobrir novas áreas de conhecimento e até novos hobbies. Quanto a áreas de conhecimento, nunca saberia nada sobre cartografia, sistemas de coordenadas, GPS, etc se não fosse o Geocaching. Entre os novos hobbies que adoptei como resultado da prática do Geocaching, estão a Fotografia Digital e o BTT. Tanto a minha actual camera como a minha anterior bicicleta foram compradas devido ao Geocaching. Tenho andado cada vez mais envolvido nestes dois últimos e já dei comigo a preferir sair com a bike e a camera em vez de ir atrás de um 'taparuere' - mas se puder conciliar os três, melhor. Sobre a fotografia digital, como não nasci ensinado, comprei livros e tenho praticado sempre que possível. Hà uns tempos atrás foi o "Fotografia Digital para Totós", escrito por Julie Adlair King - um livro bem escrito e de fácil leitura, embora um pouco maçudo no sentido em que a informação está toda em estilo de prosa e não de manual de pesquisa rápida para quando se deseje reavivar a memória sobre qualquer aspecto. Assim, e porque sentia necessidade de mais alguma coisa, recentemente lá comprei outro; a "Introdução à Fotografia Digital" de Tom Ang. Estive quase meia hora a analisá-lo na secção de livros e fiquei entusiasmado com ele. Vai ser o livro de cabeceira dos próximos dias. Sobre o BTT também comprei um livro - Um livro para aprender a andar de bicicleta?! Bem, mais ou menos ;-) . Eu sentia a necessidade de uma boa ensaboadela sobre o ciclismo em geral e como sempre gostei de ler manuais - é a minha maneira de aprender - achei que um livro que me ensinasse o essencial sobre bicicletas e ciclismo seria útil. Não descansei enquanto não o li todo - "Manual Completo de Bicicletas e Ciclismo". Agora já consigo entender e participar numa conversa sobre biclicetas e ciclismo e sei o essencial sobre manutenção das minhas bikes - até já pratiquei a níveis nunca imaginados; além de pneus, mudanças, travões, etc... consegui desempenar o suporte do desviador traseiro da bike do meu filho que tinha ficado empenado por causa de uma queda e evitei assim uma intervenção a pagar. Mas, a nível de BTT a minha mais recente (e cara!) aquisição foi a nova bike que comprei este fim de semana - uma Berg Dust. Estou todo baboso com ela; suspensão integral e ajustável, travões de disco em ambas as rodas, 8 velocidades, jantes e pneus da marca e compoentes de bom nivel nas mudanças e travões e até tem nr. de série. Só me faltam pernas para a fazer andar mas quanto mais andar mais pernas tenho. Ainda ontem, para estrear a nova bike, saí de casa na Penha de França e fui até ao Trancão (Sacavém) e depois regressei, fui dizer olá à Torre da Galp (subi a rampa toda), segui até à Praça do Comércio e depois subi à Feira da Ladra e depois, Graça e Penha de França - algo completamente inacessível hà dois anos. Pois, parece-me que em vez de apenas Geocaching vou cada vez mais dividir o meu tempo livre pela Fotografia e o BTT. Neste último caso tentando sempre arrastar o Filipe a ir comigo (mas o malandro não gosta de se levantar cedo...). Acho que um dia destes vou fazer o percurso todo da "Nunca percas o Norte!", só pelo prazer do passeio, da fotografia e da bicicleta.

Sem comentários: