segunda-feira, junho 25, 2007

Georeferenciação de fotos

Como disse num post anterior, o geocaching despertou o meu interesse por outros hobbies que me têm interessado muito tais como a fotografia, a cartografia digital e a bicicleta.


Um dos meus 'brinquedos' nos últimos meses tem sido o geotagging/geocoding de fotos. Tenho recebido dezenas de alertas na minha subscrição do Google Alerts.


Têm sido muitas as ferramentas que surgem nesta área como se pode ver neste artigo da wikipedia.

Já experimentei várias opções, passando pelo Ozi Photo Tool e o Picasa + Google Earth.

A Google tem desenvolvido APIs para facilitar a integração de fotos geocoded com o Google Earth e com os Google Maps, a solução que mais aprecio porque se trata de mapas online, mas parece que não utiliza as próprias APIs no seu album online PicasaWeb ao contrário dos albuns Flickr.

Como uso o Picasa2 + o Google Maps + o Blogger + o PicasaWeb gostaria de ter isto tudo integrado mas parece que tenho que migrar para o Flickr... ou esperar que a Google integre todas as suas ferramentas com o PicasaWeb albuns. Pode ser que, agora com a aquisição da Panoramio a Google termine de desenvolver a solução que parece evidente


O conceito é relativamente simples; pega-se em fotos, georeferenciam-se manual ou automaticamente e colocam-se na net num album online. Depois ao clicar-se nas fotos, aparece um mapa online a indicar onde elas foram tiradas.

Também existe uma alterantiva que é a de se referenciarem um conjunto de fotos, gerar um ficheiro .kml das mesmas e colocar tudo na net. Depois diz-se ao Google Maps para ir lá ler as fotos e o ficheiro .kml. O resultado é este.

Mas prefiro a opção album online e continuo a explorar e experimentar soluções para não ter que mudar novamente, depois de recentemente ter desistido do Webshots.


Por agora estou a ficar bem impressionado com o http://www.locr.com/ mas ainda não descartei o GPicsSync da Google.

Vou-me entretendo... :-)



Sem comentários: