quarta-feira, julho 18, 2007

Batismo de Vôo

Era para ser a primeira AeroGeocachada. :-)


Desde hà uns tempos que o Ricardo me tinha convidado para dar uma volta de avião ultra leve e conciliar com a procura de algumas caches.

Hoje, finalmente surgiu a oportunidade que ficou marcada desde hà uns dias. Tudo preparado e acho que nem dormi sossegado (se é que eu durmo...) com a excitação do que se avizinhava.

O plano era passar pela casa do Ricardo, rumarmos ao aerodromo de Benavente, voar até ao junto à zona Este da Lagoa de Óbidos, procurar a cache "Vista para a Aberta" e, se desse tempo, uma vez que o Ricardo tinha que trabalhar de tarde, procurar a "Ólha os Passarinhos", ambas do McPenha.


Chegado ao aerodromo foram feitos os preparativos, a começar por esvaziar o hangar de alguns aviões









para o "Spirit of Benavente", que estava lá no fundo, poder sair para a pista.










































Depois, seguiu-se uma análise minuciosa do estado do motor e diversos componentes da areonave. Perguntei em jeito de comentário se nestas situações o Piloto interpreta todos os papeis e assim me foi confirmado. É notável, e até reconfortante para quem se ia estrear nestes vôos, o cuidado com que o aparelho foi verificado. :-)




































E chegou o momento de entrar dentro da máquina.


No meio de todos aqueles aparelhómetros deu para identificar um PDA PPC e um GPSr GlobalSat BT... "Ok, tou em casa..." ;-)






Depois veio a surpresa da utilização do sistema audio do aparelho - "ui, que luxo!" - pensei eu. Mas justifica-se plenamente porque senão o motor não deixaria que os tripulantes se ouvissem um ao outro.


















Pormenores como a carta aeronautica agarrada, com uma fita de velcro, à coxa esquerda do Ricardo e a verificação minuciosa da check list de descolagem não me passaram despercebidos e ajudaram a tranquilizar-me, embora nunca me tivesse sentido muito preocupado quanto ao vôo. Sabia que era uma aeronave muito mais sujeita aos caprichos dos ventos mas estava tranquilo. Contudo, o Ricardo esteve excelente no briefing que fez dizendo-me que se, após estar no ar, sentisse dúvidas ou problemas, podia dizer à vontade que ele voltava para trás e não havia problema nem constragimento por se estar a cancelar planos.




















E veio o momento da descolagem!

Após alguns minutos, quando a aeronave estabilizou a altitude, comecei a confirmar que o meu estado de espírito era o esperado; tranquilo, com uma grande satisfação e apenas me fez alguma confusão olhar para baixo e, junto à minha coxa direita, ver o chão a cerca de 2.000m lá em baixo - perdão! 350, 400 mas para mim pareciam 2.000. ;-) É que naquela linha de visão não se via o chão do avião mas, sim, as pastagens lá embaixo e as vaquinhas a pastar. ;-)


Mas o avião progredia e as paisagens revelavam-se agradabilíssimas.




































Entretanto o Ricardo começava a ver, ao longe, a confirmação dos seus piores receios; um dia mais ventoso que o esperado segundo a meteorologia - "se eu falhasse na minha profissão como os metereólogos, era despedido...." - que mais tarde veio a confirmar-se, logo após ter-se sobrevoado o Rio Tejo, começaram a sentir-se fortes ventanias e o avião "a ir para onde o vento o leva e não para onde eu quero". Ao que se seguiu a decisão mais que acertada - "Temos que voltar para trás. Dá-se aqui uma voltinha e prontos. Nestas situações hà que saber dizer 'Não' ". Como esperado, o Ricardo mostrou dominar todos os aspectos de uma pilotagem conhecedora e consciente. Forçar a situação, decidindo com o coração em vez da cabeça, seria colocar ambos em risco.

Ele esteve Excelente em todos os aspectos. :-)






Assim, lá regressámos ao aérodromo de Benavente,
















.

.

.

e aterrámos em segurança tendo corrido tudo bem! :-)


















(quer dizer, esta foto era para ter sido um pequeno filme mas com a excitação do momento, deixei a máquina em modo de foto e andei com ela no ar a pensar que estava a filmar...)



Depois, foi altura de arrumar o aparelho,



fazer o registo do vôo,





e fotografar o Piloto que conseguiu fazer o curso em tempo record no Aérodromo de Benavente. :-)




E no final até tive direito a um Diploma de Baptismo de Vôo! :-))
























Eu? Limitei-me a não me borrar todo...




Obrigado Ricardo! :-)
(e desta vez só gastei a primeira palavra do teu nome ;-) )


Aqui ficam uns pequenos filmes de algumas fases do vôo:


Um, dois e três e um GMaps com a track e algumas fotos georeferenciadas. :-)


FindMe

Nas minhas deambulações pela procura de software relacionado com PDA, GPS, Fotos, Cartografia, Geolocalização, etc, etc... (uma espécie de novo hobby?) deparei-me com um programa que me pareceu interessante; o Vito FindMe. Este software é uma opção mais leve e mais barata (zero € por agora) ao GPSGate que revelei neste post e funciona sob um conceito extremamente simples; - estando a correr num PDA com telefone e GPSr integrados, recebe um SMS com uma codeword e devolve as coordenadas ao telemóvel que enviou a dita. Depois, a pessoa que solicitou a localização, pega nas coordenadas e digita-as no Google Maps no campo de procura por esse meio. Estive a testar e realmente tudo funciona excepto que o mesmo não reconhece um GPSr externo, conectado via bluetooth, tendo devolvido uma SMS com a indicação de não ter obtido satélites e, consequentemente, as coordenadas. Mas a questão da codeword e diálogo via SMS funcionou na perfeição. Já contactei os autores do programa e fiz-lhes a sugestão de tornarem o Vito FindMe compatível com os GPSrs externos (parece um desenvolvimento óbvio...) e eles responderam afirmativamente e agradecendo a sugestão (...).
From: VITO Technology Support Team Date: 17-Jul-2007 08:52 Subject: Re: Vito FindMe question To: Manuel Antunes We'll realize this feature in the next version. Your knowledge is appreciated. ... ... VITO Support Team
Depois disto, troquei mais mails com eles e ficou até já apalavrada uma colaboração como beta tester e na tradução do programa se eles decidirem disponibilizá-lo em outras liguagens além do inglês. Vou seguir o assunto e depois voltarei a ele se a evolução fôr a esperada.