Desde hà uns tempos que o Ricardo me tinha convidado para dar uma volta de avião ultra leve e conciliar com a procura de algumas caches.
Hoje, finalmente surgiu a oportunidade que ficou marcada desde hà uns dias. Tudo preparado e acho que nem dormi sossegado (se é que eu durmo...) com a excitação do que se avizinhava.
O plano era passar pela casa do Ricardo, rumarmos ao aerodromo de Benavente, voar até ao junto à zona Este da Lagoa de Óbidos, procurar a cache "Vista para a Aberta" e, se desse tempo, uma vez que o Ricardo tinha que trabalhar de tarde, procurar a "Ólha os Passarinhos", ambas do McPenha.
Chegado ao aerodromo foram feitos os preparativos, a começar por esvaziar o hangar de alguns aviões
para o "Spirit of Benavente", que estava lá no fundo, poder sair para a pista.
Depois, seguiu-se uma análise minuciosa do estado do motor e diversos componentes da areonave. Perguntei em jeito de comentário se nestas situações o Piloto interpreta todos os papeis e assim me foi confirmado. É notável, e até reconfortante para quem se ia estrear nestes vôos, o cuidado com que o aparelho foi verificado. :-)
E chegou o momento de entrar dentro da máquina.
No meio de todos aqueles aparelhómetros deu para identificar um PDA PPC e um GPSr GlobalSat BT... "Ok, tou em casa..." ;-)
Depois veio a surpresa da utilização do sistema audio do aparelho - "ui, que luxo!" - pensei eu. Mas justifica-se plenamente porque senão o motor não deixaria que os tripulantes se ouvissem um ao outro.
Pormenores como a carta aeronautica agarrada, com uma fita de velcro, à coxa esquerda do Ricardo e a verificação minuciosa da check list de descolagem não me passaram despercebidos e ajudaram a tranquilizar-me, embora nunca me tivesse sentido muito preocupado quanto ao vôo. Sabia que era uma aeronave muito mais sujeita aos caprichos dos ventos mas estava tranquilo. Contudo, o Ricardo esteve excelente no briefing que fez dizendo-me que se, após estar no ar, sentisse dúvidas ou problemas, podia dizer à vontade que ele voltava para trás e não havia problema nem constragimento por se estar a cancelar planos.
E veio o momento da descolagem!
Após alguns minutos, quando a aeronave estabilizou a altitude, comecei a confirmar que o meu estado de espírito era o esperado; tranquilo, com uma grande satisfação e apenas me fez alguma confusão olhar para baixo e, junto à minha coxa direita, ver o chão a cerca de 2.000m lá em baixo - perdão! 350, 400 mas para mim pareciam 2.000. ;-) É que naquela linha de visão não se via o chão do avião mas, sim, as pastagens lá embaixo e as vaquinhas a pastar. ;-)
Mas o avião progredia e as paisagens revelavam-se agradabilíssimas.
Entretanto o Ricardo começava a ver, ao longe, a confirmação dos seus piores receios; um dia mais ventoso que o esperado segundo a meteorologia - "se eu falhasse na minha profissão como os metereólogos, era despedido...." - que mais tarde veio a confirmar-se, logo após ter-se sobrevoado o Rio Tejo, começaram a sentir-se fortes ventanias e o avião "a ir para onde o vento o leva e não para onde eu quero". Ao que se seguiu a decisão mais que acertada - "Temos que voltar para trás. Dá-se aqui uma voltinha e prontos. Nestas situações hà que saber dizer 'Não' ". Como esperado, o Ricardo mostrou dominar todos os aspectos de uma pilotagem conhecedora e consciente. Forçar a situação, decidindo com o coração em vez da cabeça, seria colocar ambos em risco.
Ele esteve Excelente em todos os aspectos. :-)
Assim, lá regressámos ao aérodromo de Benavente,
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e aterrámos em segurança tendo corrido tudo bem! :-)
(quer dizer, esta foto era para ter sido um pequeno filme mas com a excitação do momento, deixei a máquina em modo de foto e andei com ela no ar a pensar que estava a filmar...)
Depois, foi altura de arrumar o aparelho,
fazer o registo do vôo,
e fotografar o Piloto que conseguiu fazer o curso em tempo record no Aérodromo de Benavente. :-)
E no final até tive direito a um Diploma de Baptismo de Vôo! :-))
Eu? Limitei-me a não me borrar todo...
Obrigado Ricardo! :-)
(e desta vez só gastei a primeira palavra do teu nome ;-) )
Aqui ficam uns pequenos filmes de algumas fases do vôo:
Um, dois e três e um GMaps com a track e algumas fotos georeferenciadas. :-)